quinta-feira, 20 de outubro de 2016

A vida na terra ... 



A 5 mil milhões de ano atrás ainda não havia o nosso planeta azul mas sim uma estrela recém.nascida " Sol ", rodeado por poeira!

Durante milhões de anos foram juntando-se poeiras e bocadinhos de rocha para formar o planeta terra..

4 540 mil milhões de ano o nosso planeta terra não assemelha-se ao nosso planeta actual, junto a superfície a temperatura ultrapassava os 12000ºC. Não existia ar , apenas dióxido de carbono, azoto e vapor de água..
O planeta recém-nascido era uma esfera de rocha liquida em ebulição. De repente aproxima-se um planeta jovem " Theia" , que têm a mesma dimensão de Marte e viaja a 15km e é 20 vezes mais rápido que uma bala. A gravidade desse planeta deforma a superfície da terra , a onda de choque percorre o planeta milhões de toneladas de detritos da explosão são lançadas para o espaço  , mas ao longo de apenas 1000 anos a gravidade faz a sua magia e transforma a massa de detritos num anel de poeiras e rochas quentes e avermelhadas que passam a circundar a terra. Esse anel da origem a uma esfera com mais de 3000  Km de diâmetro.

3900 milhões de anos- Uma tempestade de meteoros que restaram da formação do sistema solar ataca a terra  dentro dos meteoros havia cristais que possuíam água é provável  que esses mísseis mortais poderiam carregar o ingrediente vital para vida na terra. Há Somente uma pequena quantidade de água em cada meteorito mas como eles estão bombardeando a terra por mais de 25 anos, imensas piscinas de água são formadas. A água se acumula no solo o núcleo da terra continua em fusão mas a superfície se esfrio a cerca de 80 há 70 graus o suficiente para formação da crosta . A seguir um vento tão veloz mas veloz que um furacão surge é uma rápida tempestade provocada pela rápida rotação do planeta.

A lua está tão próxima da terra que a sua gravidade é destruidora, ela provoca enormes marés que percorrem a superfície do planeta,mas com passar do tempo a lua se afasta as ondas acalmam-se e o planeta passa a gira mais devagar.

3800 milhões de anos- 700 milhões de anos atrás depois do nascimento do planeta a água coma sua capacidade de criar a vida cobre a sua superfície mas não é só água a mais qualquer coisa debaixo da água que parece que surgiram do nada. De repente rochas em fusão atravessam a terra e emergem o oceano com tempo a lava esfria-se e da origem a ilhas vulcânicas(No futuro elas vão se juntar para formar os primeiros continentes).

Água+terra= Compõem o jovem planeta porém atmosfera é tóxica e a temperatura é muito quente ninguém sobrevivia nesse planeta. Meteoros a chuva de meteoros não desde a formação do planeta. Mais de 3,8 milhões de anos atrás o ataque entra numa nova fase alguma perturbou a órbita dos meteoros eles já traziam água para o planeta terra mas estão trazendo mais qualquer coisa. Conforme os meteoritos se dissolve libertam minerais e transportam carbono e proteínas primitivas os aminoácidos do espaço para o fundo do oceano.

Cidade de chaminés submarinas (Não é fumo que sai da chaminé mas sim algum tipo de liquido estranho em ebulição).  A água do mar penetrou pelas fissuras na crosta tornando-se mas quente e retirando minerais e gases pelo caminho é essa mistura que está sendo lançado para oceano saindo das chaminés(A água transforma-se numa sopa de substancias químicas que se reuniram para dar vida a terra embora a água está completa de organismos microscópicos essas bactérias unicelulares são as primeiras formas de vida na terra. Nada mudou não ouve evolução continua tudo na mesma apenas os primeiros seres vivos unicelulares.

3500 milhões de anos- Aparecem estruturas que podem ser rochas ou plantas estás estruturas estão grudadas ao fundo do oceano cada estrutura é um amontoado de de bactérias vivas essa colónia chama-se "Estromatolitos" estás bactérias convertem a luz do sol em alimento esse processo chamado "fotossíntese" utiliza a luz do sol para transformar dióxido de carbono e água em glicose com um tipo de açúcar semelhante ao actual.
Essa transformação liberta " Oxigénio" que transforma os restos de ferro na água em ferrugem e vão se depositando no fundo do oceano para formar rochas ricas em em ferro algum dia vamos precisar desse mineral para construir pontes e navios.
A cima das ondas o oxigénio modifica a atmosfera os estromatolitos estão a produzir o alimento mais importante na terra sem eles praticamente todas as coisas vivas não existiriam só respiramos graças as antigas colónias de bactérias.

1500 milhões  de anos - O planeta é formada por ilhas vulcânicas a um milhão e meio de ano  abrigava forma de vida primitiva. De repente a crosta se dividiu em duas placas grandes e o núcleo está em actividade e mas quente que a superfície do sol , tão quente provoca o movimento da rocha sobre a crosta esses movimentos puxam e empurram as placas ao redor do globo  e carregam os oceanos e ilhas milhões de anos se passaram nesse ponto de vista o planeta esta ativo e em transformação . Ao longo 400 milhões de anos um longo e vasto continente se forma  "Rodinia" nas águas rasa que banham a Rodinia os estromatolitos lançam oxigénio na atmosfera a temperatura é 30 graus celsius e os dias têm 18 horas de duração.

750 milhões de anos-  A terra( imenso super continente) dividiu-se em duas partes  a intensa actividade geológica deu origem a vulções e lançam dioxido de carbono para terra e mistura-se com água originando chuvas ácidas as rochas absorvem essa água inclusive o dióxido de Carbono.  Não existe dioxido de Carbono suficiente para bloquear o calor do sol  ao redor do planeta